screenshot de Ubuntu screenshot de Ubuntu screenshot de Ubuntu screenshot de Ubuntu screenshot de Ubuntu screenshot de Ubuntu screenshot de Ubuntu

Baixe o novo Ubuntu e confira esse rápido sistema operacional

O Ubuntu 13.10, cujo codinome é Saucy Salamander, é a segunda versão do sistema da Canonical lançada em 2013. O sistema traz a mesma interface de seu antecessor, o Ubuntu 13.04 (Raring Ringtail), mas possui algumas mudanças internas que são bastante significativas. Confira quais são.

Integração com Ubuntu One

As novidades já aparecem na instalação. Nas últimas telas do processo, é pedido para fazer Login na conta do Ubuntu One, para poder acessar os apps, músicas, fotos e tudo mais que o serviço oferece, com poucos cliques. Se você ainda não possuir uma conta, pode optar por criar ou ignorar e seguir em frente.

Mir e XMir

O Mir deveria ser a maior mudança no 13.10. O Mir é um servidor de exibição destinado a substituir o X Windows na próxima geração do Ubuntu. Já o XMir, é uma implementação do X rodando em Mir, que é uma medida de segurança para que as placas que não forem compatíveis com o Mir puro, possam trabalhar funcionar sem ele.
Entretanto, apesar da promessa do Mir vir a ser o sistema de exibição padrão do Ubuntu 13.04, isso não foi efetivado. O resultado final é que o Ubuntu 13.10 ainda usa o o velho Xorg como servidor de exibição por padrão.
Claro, se quiser, pode optar por usar o Mir. O sistema está disponível, porém não é ativado como padrão, como deveria ser. Isso é algo que talvez só venha a ocorrer na versão 14.04, que está programada para ser lançada no início do segundo trimestre de 2014.

Unity

Apesar das especulações em torno do Unity 8, o Ubuntu 13.10 vem com o ambiente Unity 7. Embora o Unity 8 já esteja presente no Ubuntu Touch (para dispositivos móveis), no 13.10 Saucy Salamander, ele está disponível opcionalmente.
O Unity 7 vem com muitas correções de bugs e algumas novas funcionalidades adicionais. Os dois maiores recursos são os escopos inteligentes, com diversas fontes para melhorar o resultado das pesquisas feitas através do Dash.
Outra novidade é o pagamento no Dash. Isso permite que o usuário pague por músicas e aplicativos diretamente nos resultados de pesquisa no Dash. A Unity também traz alguns novos indicadores para tornar a experiência do utilizador ainda melhor.

Escopos inteligentes

O novo recurso mais visível para os usuários é a busca inteligente (Smart Scopes). Isso é um conjunto de funcionalidades que aumentam ainda mais a integração do seu desktop com serviços online. Agora, quando você faz uma busca no Dash, ele pode exibir resultados locais e de fontes online.
As pesquisas passam por um servidor central da Canonical e os resultados são apresentados segundo os escopos de motores de busca que estão habilitados, tanto localmente quanto remotamente. É possível definir de quais serviços você quer receber os resultados.
Essa função é muito poderosa, pois o Ubuntu pode buscar informações a partir do Audacious, Banshee, Favoritos do Chromium, Clementine, Colour Lovers, Dev Help, DeviantArt, Facebook, arquivos e pastas, Flickr, Evolution, Firefox Bookmarks, Gallica, Google Drive, GitHub, Gmusicbrowser, Google News, Guayadeque, IMDB ,Launchpad, Manpages, Music Store, Musique, OpenClipArt, OpenWeatherMap, Picasa, Vídeos (YouTube, Vimeo e etc), Rhythmbox, SoundCloud, Shotwell, SshSearch, Texdoc, VirtualBox, Yahoo Stock, Yelp, Zotero, e muitos outros.

Firefox continua como navegador padrão

Não foi a primeira vez que a Canonical planejou colocar o Chromium como navegador padrão. Isso chegou a ser feito na fase de testes, mas uma série de questões têm garantido que, ao menos por enquanto, o Firefox seja mantido como o navegador padrão do sistema.

Pequenas mudanças visuais

O visual de vários utilitários do GNOME, incluindo o gerenciador de arquivos Nautilus e Configurações do Sistema, foi melhorado com uma correção para os temas de cores da barra de ferramentas.

Kernel e aplicativos padrões

O Saucy Salamander vem com o Kernel do Linux 3.11, a atual versão está com suporte prolongado. Além dele, o sistema traz o LibreOffice 4.1 como a suíte de escritório padrão, o Rhythmbox como o player de música padrão, o Thunderbird como o cliente de email padrão e o Gimp como editor de imagens. Para completar, o Ubuntu 13.10 traz a mais recente plataforma de nuvem OpenStack (nome de código: Havana) e o suporte aprimorado para Linux Containers ( LXC ).
Faça o download e confira o Ubuntu com um sistema atualizado e muito mais poderoso!

NOTA tt
8.5
Licença
Grátis
Idioma
Português
Desenvolvedor
Canonical
Tamanho
4.5 Gb

Download


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem